Outra sugestão. Essa
feita por Fernanda de Souza Dell Passos Martins:
Plano de aula
Publico Alvo: 9º ano
Duração: 6 aulas
Objetivos: desenvolver e aprimorar competência leitora e
escritora; aprimorar a competência escritora
Material: texto: Pausa; Filme: Crianças Invisíveis
(crianças Ciganas); texto xerocopiado, sala de vídeo, DVD
Tema: Preconceito; Valores Sociais
Procedimentos: analise do título do texto – debate sobre
o mesmo (Pausa) – após o primeiro momento, faz-se uma leitura do texto com os
alunos, para os ,mesmos se familiazirarem com a linguagem, fazendo pausas
dramáticas para dar ênfase as pausas da vida do personagem; ao final da
leitura, será solicitado aos alunos que os mesmos resolvam as questões de
interpretação dissertativas, que instigam os alunos a reler o texto; após as
respostas do mesmo, será feito uma correção bem detalhada, dando oportunidade para
que todos tenham participação na correção e exponham suas ideias e respostas.
Será passado o filme Crianças Invisíveis (trecho Crianças Ciganas) para
promover o debate sobre valores sociais; novamente será aplicado um
questionário, e após as respostas dos mesmos, trocar-se-á as respostas para que
os alunos vejam como seu colega pensa sobre o assunto. Para finalizar a
atividade será pedido uma produção de um artigo de opinião sobre o tema:
Preconceito Velado na Sociedade Moderna, para verificar o quanto foi aprendido
sobre o tema e sobre tudo o que foi debatido e estudado em sala de aula.
Através da correção, será realizado a recuperação paralela (reescrita do texto)
para que seja sanado possíveis duvidas que ainda permaneceram após a sequencia
didática.
Avaliação: da participação; das respostas ao
questionário; da produção escrita.a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário