segunda-feira, 17 de junho de 2013

Outra sugestão. Essa feita por Fernanda de Souza Dell Passos Martins:

Plano de aula
Publico Alvo: 9º ano
Duração: 6 aulas
Objetivos: desenvolver e aprimorar competência leitora e escritora; aprimorar a competência escritora
Material: texto: Pausa; Filme: Crianças Invisíveis (crianças Ciganas); texto xerocopiado, sala de vídeo, DVD
Tema: Preconceito; Valores Sociais
Procedimentos: analise do título do texto – debate sobre o mesmo (Pausa) – após o primeiro momento, faz-se uma leitura do texto com os alunos, para os ,mesmos se familiazirarem com a linguagem, fazendo pausas dramáticas para dar ênfase as pausas da vida do personagem; ao final da leitura, será solicitado aos alunos que os mesmos resolvam as questões de interpretação dissertativas, que instigam os alunos a reler o texto; após as respostas do mesmo, será feito uma correção bem detalhada, dando oportunidade para que todos tenham participação na correção e exponham suas ideias e respostas. Será passado o filme Crianças Invisíveis (trecho Crianças Ciganas) para promover o debate sobre valores sociais; novamente será aplicado um questionário, e após as respostas dos mesmos, trocar-se-á as respostas para que os alunos vejam como seu colega pensa sobre o assunto. Para finalizar a atividade será pedido uma produção de um artigo de opinião sobre o tema: Preconceito Velado na Sociedade Moderna, para verificar o quanto foi aprendido sobre o tema e sobre tudo o que foi debatido e estudado em sala  de aula. Através da correção, será realizado a recuperação paralela (reescrita do texto) para que seja sanado possíveis duvidas que ainda permaneceram após a sequencia didática.
Avaliação: da participação; das respostas ao questionário; da produção escrita.a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário