Plano de aula
Texto “Pausa” – Moacyr Scliar
Público-alvo: 9º ano
I.
Atividades
de Pré-leitura:
1.
Chuva
de idéias: Ativar conhecimento de mundo, relacionando com a palavra ”pausa”.
2.
Atividade
lúdica: Vivenciar a palavra “pausa” através da atividade lúdica “STOP”.
3.
Mapeamento
de texto:
a) Título:
b) Autor:
c) Fonte:
d) Parágrafos ou versos:
e) Prosa ou poesia:
f) Gênero discursivo:
4.
Roda
de conversa: A partir do título, fazer um levantamento de hipóteses a respeito
do texto.
II.
Atividades
durante a leitura:
1.
Leitura
pausada com questionamentos feitos pelo professor;
a) Leitura dos parágrafos 1 e 2
.
Quais palavras ou expressões demonstram a pressa de Samuel?
b) Leitura dos parágrafos 3 a 10
.
É possível identificar como é o relacionamento do casal?
.
Onde Samuel irá com tanta pressa?
c) Leitura dos parágrafos 11 a17
.
O que Samuel vai fazer no hotel?
d) Leitura dos parágrafos 18 a 30
.
O título do texto é adequado? Explique.
III. Atividades após a leitura:
1.
Que
recursos utilizados pelo autor colaboram com o clima de mistério que envolve a
atitude da personagem?
2.
Áudio
da música “Vamos fugir?” – Skank
3.
Se
você pudesse fazer uma pausa em sua vida, para onde iria e por quê?
Essa música é inspiradora, tal qual Dois Rios do mesmo artista, onde eu costumo trabalhar sobre denotação e conotação com os alunos. Andréa, ótima escolha!
ResponderExcluir